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Rede de atendimento do INSS

O que é?

A rede de atendimento do INSS é composta por diversos canais de acesso disponibilizados à população como unidades de atendimento fixas e móveis, centrais de atendimento telefônico e portal da previdência na internet.

 

Qual a diferença?

Portal da Previdência Social

O portal da previdência social, disponível na internet através do endereço www.previdencia.gov.br , disponibiliza ao cidadão diversos serviços on-line que dispensam o atendimento presencial.

Através do portal, é possível requerer benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, emitir o seu extrato de pagamento e diversos outros serviços (para alguns serviços será necessário o cadastramento prévio de senha de acesso).

 

Central de Atendimento 135

A Central de Atendimento 135, foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 07:00 às 22:00 horário de Brasília.

Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

 

Agência da Previdência Social

As agências de atendimento são unidades fixas, espalhadas por todo o Brasil, totalizando mais de 1500 pontos de atendimento. Elas são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população.


Agência da Previdência Social de Atendimento de Demanda Judicial

As Agências da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais, têm como propósito centralizar em local específico todas as atividades que assegurem o cumprimento de decisões judiciais dentro dos prazos estabelecidos pelo juízo.

Estas agências não fazem atendimento ao público, uma vez que a finalidade é de apenas atender as demandas oriundas de ordens judiciais dos cidadãos que buscaram a tutela jurisdicional do Estado.

  

Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais

As agências de Acordos Internacionais, são unidades de atendimento que trabalham exclusivamente com requerimentos de benefícios de cidadãos estrangeiros, que trabalham no Brasil, ou brasileiros, que trabalham no exterior, e que estão amparados por acordo internacional de reconhecimento de contribuições previdenciários entre ambos os países.

Nestes casos, estes trabalhadores poderão computar o tempo de trabalho/contribuição nestes países que são parte do Acordo Internacional e garantir seu direito aos benefícios previstos na legislação.

O requerimento poderá ser feito em qualquer das unidades de atendimento do INSS inclusive nas próprias Agências de Acordos Internacionais.

 

Prevcidade

A PREVCidade é uma unidade de atendimento que presta serviços previdenciários preferencialmente nas localidades onde não existe uma Agência da Previdência Social. O seu objetivo é facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que fazer deslocamentos para procurar o INSS.

Estas unidades são instaladas por meio de celebração de convênio entre o INSS e a Prefeitura do município interessado, a qual deverá manifestar o seu interesse mediante encaminhamento de Ofício à Gerência Executiva do INSS mais próxima.

 

Prevbarco

O PREVBarco é uma unidade móvel flutuante que leva à população ribeirinha todas as facilidades e todos os serviços disponíveis nas Agências da Previdência Social. Trata-se de uma alternativa que possibilita a interiorização do atendimento do INSS em regiões ribeirinhas afastadas e de difícil acesso a uma agência fixa do INSS.

Cadas unidade é equipada com alta tecnologia, que permite a transmissão de dados via satélite, possibilitando assim o acesso on-line aos dados do cidadão e a concessão de benefícios em até meia hora.

 

Foto PREVBarco          Foto PREVBarco

 

Prevmóvel

O PREVMovel não é uma unidade de atendimento e sim um serviço criado para facilitar a vida dos segurados que moram em cidades que não dispõem de uma Agência da Previdência Social fixa. São veículos de propriedade do INSS que se deslocam para onde o cidadão está, evitando que este seja obrigado a percorrer longos e onerosos trechos de um município a outro, para requerer benefícios ou resolver alguma demanda junto ao INSS.

Adaptado e equipado com os mesmos sistemas operacionais utilizados nas Agências fixas e levando no mínimo dois servidores, o PREVMovel oferece à comunidade atendida todos os serviços prestados em uma agência convencional, a exemplo do reconhecimento de direitos em até 30 minutos. Também presta informações e orientações à população por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP).

 

Foto PREVMóvel          Foto PREVMóvel

 

Como encontrar?

A maneira mais fácil de encontrar uma Agência da Previdência Social próxima de sua residência, é utilizando o seu CEP como referência. Caso não saiba o número do seu CEP, também poderá pesquisar por estado e cidade.

Localize agora a unidade de atendimento mais próxima.

 

Para as agências de Acordos Internacionais, consulte a página Assuntos internacionais para mais informações.

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.