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Atualização de tempo de contribuição

O que é?

A atualização de tempo de contribuição, é a possibilidade que o cidadão tem para solicitar ao INSS o acerto de recolhimentos na condição de Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial, o acerto dos vínculos ou remunerações nas demais condições (empregado, avulso) ou um reconhecimento de filiação.

 

Qual a diferença?

Acerto de recolhimentos

O contribuinte individual, o facultativo, o empregado doméstico e o segurado especial, podem efetuar recolhimentos ao INSS através da Guia da Previdência Social - GPS. Em algumas situações, podem ocorrer erros no preenchimento da guia, acarretando recolhimento em duplicidade em determinado mês, recolhimento com código ou valor incorreto, ou até mesmo recolhimento em inscrição de terceiros.

Este pedido será justamente para viabilizar o acerto deste recolhimento feito incorretamente.

 

Acerto de vínculos e remunerações

O empregado ou equiparado e o trabalhador avulso, não são os responsáveis pelas informações enviadas à Previdência Social em relação aos seus vínculos ou remunerações recebidas. No entanto, eles podem pedir ao INSS, que estes vínculos empregatícios ou os valores de remuneração, sejam corrigidos no banco de dados caso sejam detectadas incorreções.

 

Reconhecimento de filiação

O reconhecimento de filiação, é um procedimento específico para aqueles que exerceram atividade na condição de Contribuinte Individual, Empregador Rural ou nas antigas condições de Empresário/Empregador, Autônomo e Equiparado a Autônomo mas que não efetuaram recolhimentos ao INSS em época própria e agora querem ter o período reconhecido para poder fazer os pagamentos para fins de contagem de tempo de contribuição.

 

O pedido de Atualização de Tempo de Contribuição, para qualquer das situações citadas, será analisado com base na documentação apresentada e a correção poderá ou não ser realizada. 

Independentemente do resultado, será emitido comunicado de decisão devidamente justificado.

 

Como pedir?

Para o atendimento presencial deste serviço, em uma das agências da Previdência Social, o agendamento é obrigatório.

O agendamento poderá ser solicitado pela Central de Atendimento do INSS através do telefone 135, de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília) ou diretamente pela internet pelo link abaixo:

Agende agora o seu atendimento

 

Caso não possa comparecer à agência do INSS pessoalmente, poderá ser nomeado um procurador para fazer o requerimento em seu lugar.

Consulte também informações sobre representação legal.

 

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências do INSS, no mínimo deverá ser apresentado um documento de identificação com foto e o número do CPF.

Para agilizar o seu atendimento, preencha o Requerimento de Atualização e apresente no momento do atendimento.

Outros documentos também poderão ser apresentados:

Documentos para acerto de vínculos, remunerações e recolhimentos

Documentos para reconhecimento de filiação

 

Outras Informações

 

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.