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Pedido de Prorrogação de Benefício por Incapacidade (PP)

O que é?

O Pedido de Prorrogação (PP) é um tipo de requerimento que existe para aqueles que estão recebendo benefício de Auxílio-doença (comum ou acidentário).

Para estes casos, a perícia médica do INSS define qual será a data de término do benefício, não havendo necessidade do cidadão ser submetido a nova perícia para retornar ao trabalho/atividade. A alta médica é automática.

No entanto, dentro dos últimos 15 dias que antecedem o término do benefício, se este segurado não se sentir apto a retornar ao trabalho/atividade, poderá requerer o Pedido de Prorrogação (PP), que é a possibilidade de agendar uma nova perícia médica para ser reavaliado e, conforme o caso, ter o seu benefício prorrogado.

 

Como pedir?

Para sua comodidade, além da possibilidade de fazer o seu pedido pelo telefone, através da Central de Atendimento 135, a Previdência Social disponibiliza o Pedido de Prorrogação online.

Basta preencher o formulário com os dados do seu benefício e comparecer na agência de atendimento do INSS no dia e horário agendado com os documentos necessários.

 

Faça agora o seu pedido pela Internet

 

Se você já fez o seu pedido, consulte aqui a data de sua perícia agendada.

Caso não possa comparecer à perícia médica no dia marcado, você pode solicitar a remarcação, uma única vez, até três dias antes da data agendada, exclusivamente na agência do INSS que está agendada a perícia.

 

Veja também sobre Perícia Médica Hospitalar, Domiciliar e Trânsito 

 

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências do INSS, no mínimo deverá ser apresentado um documento de identificação com foto e o número do CPF.

No dia da perícia, deverão ser apresentados ainda, documentos médicos que demonstrem a causa do problema de saúde e o tratamento médico que foi indicado, a fim de que a perícia médica possa analisar e decidir sobre a prorrogação do benefício.

 

Assuntos relacionados

  • Auxílio-doença 
  • Pedido de Reconsideração (PR): para aquele que teve o seu pedido de Auxílio-doença ou Pedido de Prorrogação (PP) negado.
  • Perícia de Revisão de 2 anos (R2): para aqueles que tiveram direito a benefício de longa duração.
  • Recurso: para aquele que não quer exercer o seu direito de Pedido de Reconsideção.
  • Revisão: para aquele que quer rever os atos praticados pelo INSS quanto ao seu benefício, tais como valores de remuneração incorretos, vínculos concomitantes não considerados, dentre outros.


Outras informações

a) após o agendamento, o Pedido de Prorrogação (PP) somente poderá ser cancelado pela Agência do INSS em que está agendada a perícia médica.

b) não há limite de solicitações de Pedido de Prorrogação desde que obedecido o prazo estabelecido.

c) em função da Ação Civil Pública - ACP nº 2005.33.00.020219-8, caso o segurado solicite na agência do INSS o reagendamento do Pedido de Prorrogação, a continuidade do pagamento até a data da nova perícia não será assegurada se:

I - a nova data de agendamento da perícia for posterior a data de agendamento inicial;

II - não comparecer ao exame médico-pericial na data agendada.

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.