Acesso à informação
Menu

Simulação de tempo de contribuição e valor de benefício

O que é?

A Simulação de tempo de contribuição e valor de benefício, é a possibilidade que o INSS oferece para que qualquer cidadão consiga simular qual o tempo total de contribuição que já possui e qual o valor inicial do seu benefício caso venha a ter direito.

Esta simulação deverá ser feita diretamente no nosso site.

Importante frisar que tratam-se de simulações e, portanto, não possuem qualquer valor legal bem como não garantem o reconhecimento do direito a benefícios.

 

Qual a diferença?

Simulação de tempo de contribuição

Nesta simulação, é possível totalizar os períodos trabalhados até o momento de acordo com os documentos que possui, informando as datas de admissão e demissão para cada um deles.

Antes de começar a simulação, é importante que você tenha em mãos todas as suas carteiras de trabalho, carnês e outros comprovantes de pagamento ao INSS. Você informará todos os seus períodos trabalhados e, no final, o sistema exibirá qual o tempo de contribuição atual com base nos dados digitados.

Simule agora o seu tempo de contribuição.


Simulação de valor de benefício

Nesta simulação, é possível calcular o valor inicial de um benefício.

Antes de começar a simulação, é importante que você solicite em uma das agências do INSS, o cadastramento de senha, para ter acesso às informações de valores registradas no seu cadastro ou solicite a emissão do extrato de vinculos e remunerações completo.

É importante também, que você já tenha feito uma simulação de tempo contribuição, uma vez que para alguns benefícios, o tempo de contribuição total influencia no cálculo do valor final, como por exemplo a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por idade.

Você informará o tempo total encontrado na simulação de tempo bem como os valores de contribuição a partir da competência 07/1994 e, no final, o sistema exibirá o valor inicial do benefício de acordo com a espécie escolhida (auxílio-doença, aposentadoria, etc).

Simule agora o valor do seu benefício.

 

Informação para o estado de Goiás

A Ação Civil Pública (ACP) nº 0021780-16.2014.4.01.3500, determina que as agências do INSS no estado de Goiás ofertem o serviço de Simulação de tempo de contribuição e valor de benefício de forma presencial. Consulte a decisão na íntegra para mais informações.

Entretanto, para ser atendido nestas agências é necessário agendar o seu atendimento, via Internet ou pelo telefone 135.

Esta decisão judicial é exclusiva para o estado de Goiás, sendo que para os demais estados, o serviço de simulação continua sendo  disponibilizado exclusivamente através da Internet.

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.